Desafio EIMA 8
Vencendora do Desafio EIMA
Mariana Calabrez - Estudante da Fundação Getulio Vargas - Eixo temático Cidades
Finalistas do Desafio EIMA que participaram do encontro.
Economia Verde: Patrícia Santos - USP
Energia: Ricardo Miguel Weber Ara - FGV
Água: Natalia A. Jung - FGV
Apresentação do trabalho de Mariana Calabrez, estudande vencedora do Desafio EIMA
Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1998, diz que só há desenvolvimento quando todos os indivíduos de uma sociedade são capazes de usufruir de todas as liberdades. Nesse sentido, o trabalho em conjunto para o desenvolvimento de cidades sustentáveis se baseia, acima de tudo, no que Sen chama de indivíduo agente. A construção de cidades realmente sustentáveis começa com a escolha de políticas públicas participativas.
O modelo de escolha participativa proposto é entendido a partir do ponto de vista das liberdades defendidas por Sen: cada cidade deve definir quais são as suas características e necessidades particulares, e a partir daí articular-se com as cidades vizinhas em prol do desenvolvimento .O modelo analítico mostra que as escolhas sociais devem partir não apenas do que é melhor para uma sociedade, mas cada um dos agentes deve considerar também as suas interações com o mundo à sua volta. E é exatamente assim que é possível construir um conceito de escolha sustentável.
Cada indivíduo deve agir dentro da sua comunidade, forçando os governos municipais a serem cada vez mais transparentes e mais responsáveis. A articulação de governos municipais, por sua vez, faz com que as pressões por demandas sociais cheguem a níveis federais e possam ser discutidas, assim, entre todos os países, afim de que se construa um plano de desenvolvimento que ultrapassa os limites geográficos, rompe as barreiras da pobreza e é capaz de gerar transformação social de maneira sustentável.
Veja mas detalhes no trabalho completo
Apresentação do Desafio EIMA.
O Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável (EIMA) é um evento organizado pela Fundação Conama (Espanha) e pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e tem como objetivo, a construção de um espaço de diálogo entre os países ibero-americanos sobre o tema Sustentabilidade. Em sua agenda de discussões, o EIMA propõe temas ambientais internacionais, como: política e gestão ambiental, planejamento energético, ecologia urbana, planos de cooperação internacional, poluição atmosférica, abastecimento de água e da poluição, educação ambiental, produção de energia, cidadania, colaboração participativa, cooperativismo, gestão urbana sustentável, entre outros.
A premissa do encontro é que, para que exista o progresso em uma sociedade sustentável, é necessário somar e concentrar esforços e histórias de sucesso. Por isso, é importante a articulação entre diferentes públicos, como: formadores de opinião, representantes do setor público, setor privado, instituições da sociedade civil e acadêmica.
No EIMA 8, a participação da academia foi expandida aos universitários de graduação. Os alunos poderão dar a sua contribuição por meio do Desafio EIMA.
O que é Desafio EIMA
O Desafio EIMA é um prêmio para universitários da Grande de São Paulo, realizado via web, que lança como desafio, o desenvolvimento de idéias sobre “como os países ibero-americanos podem viabilizar negócios pautados na Sustentabilidade”. As idéias deverão ser narradas em um pequeno texto (até 4.000 caracteres) e estar baseada em 1 dos 4 eixos temáticos do EIMA 8: Economia Verde, Água, Cidade ou Energia.
O principal objetivo do Desafio EIMA é que os universitários deixem de ser meros espectadores e passem a aprender sobre estes temas, contribuindo com elementos que indiquem soluções práticas para a construção de um mundo sustentável.
Prêmio
Serão selecionadas 4 idéias finalistas, uma sobre cada eixo temático do EIMA 8. Os quatro universitários finalistas receberão uma bolsa para participar EIMA 8 e participarão de um vídeo que será exibido antes de cada uma das Plenárias do evento, a todos os participantes.
E MAIS ! O universitário autor da idéia vencedora ganhará também, uma VIAGEM* PARA A ESPANHA!
Para participar é simples, basta seguir os passos abaixo:
Acesse o site www.redesinapse.com e faça a sua inscrição na Rede Sinapse.
Ø Selecione um dos eixos temáticos – Economia Verde, Água, Cidade ou Energia.
Ø Vá até a Biblioteca e leia o conteúdo disponível sobre Sustentabilidade.
Ø Este conteúdo servirá de base teórica para a elaboração do seu texto.
Ø Acompanhe as dicas e orientações do nosso “moderador de Rede”. Ele indicará vídeos e notícias que saíram na imprensa, para você ficar “bem ligado” nas discussões sobre Eixo Temático que você escolheu.
Ø Após a leitura do material teórico, vá até o item “tarefas” e desenvolva as atividades solicitadas pelo moderador. O cumprimento destas atividades irá gerar uma pontuação de 0 a 5.
Ø Para finalizar, envie o texto com a sua idéia. O texto também irá gerar uma pontuação de 0 a 5.
Ø Para a pontuação final e seleção dos vencedores serão consideradas as duas pontuações individuais – cumprimento das atividades e o texto.
O período para participação no Prêmio EIMA é de 14 de setembro a 4 de outubro de 2011. Os vencedores serão comunicados na semana no dia 10 de outubro.
Clique aqui para acceder ao regulamento do DESAFIO EIMA.
Sobre a Rede Sinapse
Um dos principais diferenciais do Desafio EIMA é a possibilidade de utilização da Rede Sinapse. A Rede é uma ferramenta desenvolvida pela Agência Sinapse, disponibilizada via web, que permite a capacitação em larga escala, a interação entre os universitários/organizadores e o controle das informações e ações desenvolvidas no decorrer do Desafio EIMA. As capacitações são realizadas por meio de acesso a conteúdo dirigido e pela aplicação do conteúdo aprendido no cumprimento de ações práticas. As ações são propostas de forma interativa, realizada por um animador de rede, permitindo que as devolutivas dos universitários sejam em diferentes formatos (vídeos, textos, apresentações e áudios). Como o cumprimento das ações é controlado por pontuação, a ferramenta permite também, gerar certificar os alunos.
* Pacote de viagem para Madrid (Espanha), com passagem em categoria econômica, 5 noites de hospedagem com café da manhã e seguro viagem incluídos. Nesta viagem o vencedor poderá participar de reuniões e eventos de Sustentabilidade com especialistas espanhóis. O pacote será definido pela Comissão Organizadora do Desafio, não podendo ser alterado pelo estudante vencedor. O Prêmio será entregue em local e horário previamente definido e informados, via Rede Sinapse, a todos os participantes do Desafio EIMA.